Com a redução do custo condominial, o custo total de ocupação (locação + condomínio + IPTU) do empreendimento é reduzido, criando-se espaço para aumento do valor de locação. O custo de implantação de um edifício classe A sustentável é maior que o de um convencional, mas gera uma redução nos custos operacionais diretos, resultando em uma taxa interna de retorno do investimento de até 35% ao ano em um período de cinco anos.
Adicionalmente, ainda existem outros benefícios como:
- incremento na produtividade do trabalho realizado em ambientes construídos com alto conteúdo tecnológico e de sustentabilidade ambiental;
- ganhos de imagem corporativa das empresas que ocupam espaços com tais características;
- maior atribuição de valor ao empreendimento quando do embarque de tecnologias mais eficientes devido à sua menor depreciação no tempo e menor risco. O menor risco é atribuído principalmente pelos maiores níveis de ocupação históricas encontradas nesses empreendimentos, assim como maiores níveis liquidez de locação e venda.
O que muitos esquecem ou desconhecem é que toda a tecnologia necessária para elevar o desempenho energético de uma edificação não está relacionada apenas à busca de sistemas avançados de automação e instalações e equipamentos de alta tecnologia que deverão atender aos níveis de eficiência exigidos. Está fundamentalmente relacionada ao conceito integrado dos projetos, envolvendo não somente os projetos de sistemas prediais, mas principalmente a sinergia de todos com os projetos arquitetônicos. Em outras palavras, a inteligência do projeto arquitetônico é responsável pela maior parte dos ganhos.
A Wise Capital trata essa fase do desenvolvimento de forma a incorporar esta inteligência para que os sistemas prediais possam ser projetados com a tecnologia e custos adequados para a máxima eficiência operacional e financeira de cada empreendimento.